Parte 2 – A Nova Zelandia “NÃO” aceita animais vindos do Brasil
Temos novidades!!! Portanto, segue a parte 2 – A Nova Zelandia “NÃO” aceita animais vindos do Brasil .
E já se passou 1 ano desde que escrevi sobre o assunto mais triste desde que decidi vir para a Nova Zelândia. E por volta de uns 7 meses estou procrastinando escrever esse post, pois além de ser um assunto que me machuca, cada vez que penso no assunto por mais de um minuto, as lagrimas aparecem. É instintivo! Realmente não consigo segurar.
E por motivos óbvios, não consigo fazer video sobre esse assunto. Ou então iria chorar mais no video do que passar informação. Na verdade, nem sei como eu, (justo eu), a pessoa mais apegada e grudada no mundo com a Yasmin esta conseguindo viver tanto tempo longe… Pois é! E ainda tenho que lidar com o julgamento direto ou indireto de pessoas próximas, que ainda me questionam isso.
Mas enfim, aquele ditado: “Viver um dia após o outro” nunca fez tanto sentido nas nossas vidas como faz hoje.
Anyway, desculpe o desabafo. O foco desse post não é relatar meus sentimentos e sim dar informações novas e atualizadas que eu consegui fazendo as minhas pesquisas sobre como trazer animais para a Nova Zelândia.
No outro post, falei que a Nova Zelândia e a Austrália não aceitam animais vindos do Brasil pois o nosso país ainda não é livre do vírus da raiva, sendo assim é necessário enviar o animal para outro país (países que a Nova Zelândia aceita) por no minimo 6 meses, realizar uma bateria de exames e procedimentos e depois envia-lo para a Nova Zelândia, mas chegando aqui ele ficará em quarentena (em um lugar próprio e sem contato com os donos) de no minimo 7 dias, podendo chegar á 65 dias.
Além do sofrimento e stress emocional do animal (na minha opinião), todo o processo não custará menos de 10 mil dólares americanos.
Ou seja, sofrimento dela, nosso e doletas indo embora. Combinação péssima para gente.
Mas afinal… Vale a pena levar animal para Nova Zelândia?
Toda a história acima estava bem fixa na nossa cabeça e estavamos pensando em outras possíveis soluções. Pesquisando um pouco mais, consegui o contato de 3 pessoas que trouxeram seus pets e comecei a mudar de opinião após ouvir os relatos delas.
Todos contaram que estão super felizes com os seus pets e que vale a pena trazer seu cachorro ou gato para a Nova Zelândia. E ainda falaram mais. Alegaram que aparentemente não houve sofrimento por parte do animal (por ter que ficar tanto tempo longe dos donos) pois são muito bem tratados por onde passaram. Também falaram que valeu cada centavo pago por todo processo.
Das 3 pessoas que conversei, duas delas ficaram 6 meses com seus pets em outro país (Estados Unidos). E foram fazendo todo o processo de vacinas, implantação de microchip, etc… (Clique aqui e leia todas as informações e exigências necessárias para levar seu pet para Nova Zelândia). Ambas fizeram todo o processo em 2015 e fecharam com uma empresa especializada chamada PetRelocation.
E a outra pessoa fechou com outra empresa, a Latam, e eles cuidaram de todo o processo desde do Brasil até a Nova Zelândia e ela gastou por volta de 10.000,00 dolares americanos.
Ela contou também que, na época, não tinha disponibilidade para ficar em outro país, por 6 meses, com a sua cachorrinha. Mas que conseguiu ir até a Argentina conhecer o local onde a cachorrinha dela ficou. Ela contou que recebia videos do canil da Argentina e fotos semanais e via que ela estava sempre brincando e parecia muito bem.
Depois de 6 meses, quando a cachorrinha dela chegou na Nova Zelândia, ela ficou 10 dias em uma quarentena na cidade de Wellington, e depois deu tudo certo e hoje é só alegria.
E tem mais histórias
Inclusive para quem quiser saber outras historias, a revista MBA, que é uma revista que fala sobre tudo da Nova Zelandia para brasileiros, fez uma reportagem, bem bacana, em Novembro de 2015 e foi a informação mais completa que eu achei sobre o assunto. Clique e leia também.
Também estamos em contato com um leitor do blog, o Joizer, e inclusive ele colocou vários orçamentos que ele esta fazendo para levar o pulga dele (como ele disse, rs) para a Nova Zelândia. Os comentários estão disponíveis nesse post. Mais uma vez muita obrigada Joizer pela sua atitude. Acredito que você ajudou muita gente com a sua ideia de colocar os orçamentos nos comentários daquele post.
Quando tiver novidades sobre o caso dele, eu atualizo esse post, ou por favor Joizer, atualize a galera nos comentários. Obrigada novamente.
Descobrimos novidades!
Pesquisando mais sobre o assunto, eu descobri algo que me deixou intrigada. Vou explicar melhor.
A Austrália mudou a sua lei a um tempinho atrás, onde não é mais necessário o animal, vindo do Brasil, ficar em outro país por 6 meses. Com apenas 45 dias em outro país, ele já pode embarcar para a Austrália e chegando lá terá que ficar no mínimo 10 dias na quarentena.
A descoberta é que, para enviar animais para a Nova Zelândia vindo da Austrália a burocracia é muito menor, quase nem tem comparada com os outros países.
Ou seja, se você pretende trazer seu animal para a Nova Zelândia, você tem a opção de trazer pela Austrália e “economizar” por volta de 4 meses nesse processo.
Relacionado a grana, de acordo com alguns brasileiros que conversei que trouxeram seus pets para Austrália, o valor gasto é exatamente o mesmo. Também gira em torno de 10mil dolares americanos no total, e no nosso caso teremos alguns custos a mais. Se alguém quiser saber mais ou ver novas histórias, tem um grupo no facebook só sobre esse assunto e a galera é bem bacana.
O ponto negativo dessa forma é que você terá que ter alguém na Austrália (que tenha um visto válido) para receber e depois enviar seu animal para Nova Zelândia.
Esse procedimento é legal?
Vai ai duas perguntas que não querem calar! Esse procedimento é errado? Vou estar infringindo alguma lei da Nova Zelândia “cortando caminho”, fazendo esse processo?
Também tive essa dúvida e me preocupei em saber mais. Enviei um e-mail para o MPI (órgão oficial responsável sobre o assunto da Nova Zelândia) perguntando exatamente isso. “Posso levar meu cachorro do Brasil para outro país por 45 dias e depois envia-lo para Austrália (fazendo todo o procedimento que a Austrália exige) e depois envia-lo para a Nova Zelândia? Vou ter algum problema ao fazer isso?
E a resposta foi bem completa e positiva – como é um e-mail não posso postar aqui sem a autorização de quem me enviou. Mas segue algumas partes:
“Você terá que seguir o nosso padrão de saúde de importação para cães e gatos da Austrália (que é considerado um país da categoria 1 ) que está descrito no seguinte link de http://www.biosecurity.govt.nz/enter/personal/pets … na chegada na Nova Zelândia, a papelada do seu animal de estimação vai ser verificado pelo MPI e veterinários também, será dada uma inspeção por carrapatos e pulgas … Não há quarentena necessária para um gato ou um cão da Austrália…”
Resumindo…
A resposta é sim! Você poderá fazer isso. Pesquisei muitooo e não consegui conhecer alguém que tenha levado seu pet da Austrália para a Nova Zelândia para contar como foi o processo. Mas fica aí mais uma opção para quem deseja trazer o seu baby de 4 patas para a Terra Média.
Lembrando queee… Antes de mais nada, pesquise muito bem! Veja com as empresas que levam animais para outros países se realmente vale a pena fazer isso. E se alguém quiser compartilhar comigo as suas pesquisas será muito bem vinda.
Se eu vou trazer a Yasmin, ainda não sei… na verdade, toda essa história virou um sonho, que quero muito realizar. Mas ainda penso em ela ter que ficar sozinha (nem que seja só na quarentena), ela é muitooo dengosa. E ainda tem a questão do dinheiro também. É uma grana alta! Mas posso adiantar que isso é algo que estamos planejando, para realizar esse sonho em breve e com segurança.
Ah! Agora arrumei um novo empecilho também: Minha mãe! Ela se apegou tanto a Yasmin que já me avisou que não me devolve mais rsrs… aii Jesus!!! Mas isso é historia pra um outro post… beijo gente e beijo mãe <3
Atualização 2018
Estava eu um belo dia passeando pelo facebook e de repente vi uma postagem de uma pessoa que veio para a NZ e trouxe o cachorro dela pela Australia. Meu mundo o que? Parou, of course! Ela escreveu detalhadamente tudo que fez e deu todas as dicas para quem quisesse nesse post – clique aqui.
Lendo e relendo, resolvi mandar uma mensagem para ela para verificar se podia postar essa historia aqui e assim ajudar quem precisa e de repente… SURPRESA! A Camila nada mais é do que uma amiga antigaaaa da epoca do colegio. Ahhhh mundo pequeno. Sigam as orientações do post dela que ficou demais!
Super boa sorteeee 🙂
Gostou? ou nós conseguimos te ajudar de alguma forma 🙂 CURTA, COMENTE, e COMPARTILHE e ajude a gente a ajudar mais pessoas a consumir esse e outros conteúdos do blog.
Se inscreva no canal e assista os nosso videos no youtube 😉
Nossa Feee…. tirando a parte da grana, parece bem mais viável né?!!!! Show, já dá pra encarar o assunto de outra forma e pensar na possibilidade!!! Bjos querida!!!!
Pois é flor! Fiquei bem animada com essa noticia. Mas o dinheiro pegaaaa! hahahah mas estamos nos planejando pra conseguir trazer ela… Qualquer novidade prometo manter vcs atualizados 🙂
Muito obrigada por todas as informações. Mantenham-nos atualizados por favor!!! Tem quanto tempo que vocês estão ai? Beijos e sucesso
Opa! pode deixar. Assine a nossa newletter e Siga as nossas redes sociais pra vc ficar por dentro das novidades. Estamos a 1 ano. Falamos sobre isso nesse post: http://toindoviajar.com.br/1-ano-de-nova-zelandia/
Obrigada Juliana e pra vc tbm
Obrigada de verdade. Beijos
🙂
Estou passando por esse dilema agora pra conseguir levar minha cachorrinha pra Austrália, vocês já têm alguma novidade?
Oii! Por enquanto nenhuma novidade… só essas que estao no post mesmo. Se voce tiver novidades avisa a gente, please! bjs
Gostei do post muito explicativo, penso em morar na australia num futuro proximo mas já me preocupo em deixar minha cadela aqui no Brasil. Obrigado pelo post
Olaa! Que bom que gostou. Se conseguir levar ela avisa a gente depois 🙂
Super boa sorte
Fernanda, td bom? Onde acho a informação oficial referente aos 45 dias de quarentena ao invés de 6 meses? Vou com a familia para a NZ em 2019 e temos 6 gatos. Att. Gabriel
Ola, eu quero levar meu cachorro super mini para a NZ, se eu entendi direito de tudo isso que li, seria possível eu ir para os Estados Unidos passar 45 dias lá fazer todo o processo de exames e documentação, embarcar de lá com meu pet pra Australia e de lá eu conseguiria entrar mais facilmente na NZ e sem o período de quarentena? Seria essa uma boa possibilidade para meu pet não ficar em quarentena nenhuma? Tenho mãe que mora nos Estados Unidos porém não tenho familiares na Australia. A ideia é q eu faria esse processo todo junto ao meu pet.
Oiii Mari, tudo bem?
Na teoria seria isso mesmo, mas o ideal é você entrar em contato com uma empresa que trabalha com isso para conseguir tirar essas dúvidas.
Super boa sorteee pra vc e me conte depois, pleaseeee! 🙂
Na nova zelândia também existe esse problema para alugar imóveis que permitam animais?
Isso me frustrou bastante a respeito da Austrália. Dizem que as pessoas são MUITO intolerante com animais em apartamentos.
Oii Paula,
siiim… nao são todas as casas que aceitam pet. Mas pelo trademe.co.nz você consegue ver as casas que aceitam e as casas que nao aceitam 🙂
Oie, obrigada por todas essas informações maravilhosas! Fiquei com vontade de usar essa empresa LATAM que faz tudo através da Argentina mas não encontro o contato. Liguei para a LATAM Empresa Aérea e eles disseram que não são eles que fazem esse serviço. Daí encontrei na internet a Latam Las Lunas, seria essa a empresa? Mandei e-mail pedindo um orçamento pelo site deles e estou aguardando. Não encontrei nenhum número de telefone para contato. Vocês por acaso tem o nome exato e contato dessa empresa?
Agora só pra dividir mais informações: entrei também em contato com a Transcontrol e com eles consegui falar por telefone. Estou esperando o Umberto que é especialista em transporte de animais para a Nova Zelândia para ver como funciona o procedimento dele e o custo.
Além disso falei com uma empresa de Atibaia, São Paulo, chamada Rezoocation (15) 998302427 e eles foram super atenciosos, eles fazem o transporte pelos Estados Unidos (quarentena de uns 4 meses), Austrália (quarentena de 10 dias) seguido de entrada direta na Nova Zelândia. Eles dizem que o motivo deles fazerem pelos Estados Unidos é que dois animais que eles enviaram para a Austrália pela Argentina no passado foram devolvidos. Averiguando eles descobriram que outros importadores que utilizaram o mesmo canil haviam tentado entrar na Austrália com documentação falsa. Ou seja, falha do importador. Bom, e a razão que eles passam pela Austrália antes de ir para a Nova Zelândia é porque a Austrália aceita uma quarentena menor em um país seguro, então assim que sai o resultado da sorologia o animal já pode viajar, encurtando um processo que demoraria uns 10 meses em 6 meses mais ou menos. O orçamento ficou em 21 mil doláres para um cachorro de 9 kilos sendo que com a Transcontrol a estimativa é entre 14 e 18 mil doláres.
Dou mais notícias a medida que eu for descobrindo mais detalhes.
Se alguém tiver o contato dessa LATAM – LATAM LAS LUNAS… etc… agradeço!
Eduarda.
eduardalizkc@gmail.com
Oiii Eduarda, tudo bem?
Super obrigada pelo seu comentário e as informações que você postou aqui! 🙂
Não tenho o contato da Latam… vc conseguiu de outra forma?
Ola tudo bem? Primeiramente gostaria de agradecer pelo post.
Uma pergunta que tenho é… esse valor é por pet? Por exemplo, tenho 3 gatos então seriam 3 processos diferentes?
É sim Marcelo. Um processo para cada um, mas voce pode tentar descontos com a empresa que vc for fechar
Não li todo o post portanto pode ser que minha duvida pode estar nele mas estive aí em agosto desse ano, o que percebi é que 99% das casas possuem carpe e boa parte delas quando forem alugar normalmente já fica bem claro que não pode ter animais e fumantes. Como fica nesse quesito? Minha filha até pensou em levar nossa Golden mas desistiu por causa disso.
obrigado
Muito obrigada por dividir isso com a gente! Hoje eu descobri sobre a dificuldade que é mas ler o seu post foi realmente uma luz no fim do túnel. Obrigada!