Tipos de Vistos para Nova Zelândia – Informações e Dicas Importantes
Antes de começar, precisamos deixar claro que todas as informações contidas nesse artigo sobre vistos para Nova Zelândia, servem somente como um guia baseado nas nossas pesquisas e experiências. Não garantimos que estejam corretas, apesar do nossos esforços em manter o mais correto possível. O conteúdo abaixo serve somente como um guia. Para informações oficiais e atualizadas, sempre recomendamos consultar o site da Imigração da Nova Zelândia.
Existem alguns vistos para a Nova Zelândia que você tem que conhecer se está pensando em vir pra cá. Seja para estudar, viajar, trabalhar ou até morar. E seja você sozinho, com parceiro ou até com filhos.
Tenha em mente que existem vários meios de morar legalmente na Nova Zelândia. Aqui é diferente dos Estados Unidos, onde você pode ficar ilegal sem grandes problemas… Na verdade, se ficar ilegal por apenas uma vez poderá ter grandes problemas para ter outro visto aprovado ou até voltar a entrar no pais.
Vistos para Nova Zelândia
Nesse post falaremos sobre Visto de Turista (Visitor Visa), Visto de Estudante (Student Visa), Visto de Trabalho (Work Visa), Visto de Parceiro (Partner Visa), Visto de ferias e trabalho (Work Holiday Visa – WHV), e não deixe de conferir o novo site da imigração que está mais fácil de navegar e repleto de informações com tudo que você precisa saber para ir para a Nova Zelândia.
Mas, veja o guia abaixo que escrevemos e as dicas que achamos relevantes para facilitar a sua vida 🙂
A Nova Zelândia possui um acordo com o Brasil e você não irá precisar emitir visto de turista antes de sair do Brasil. O visto é dado, pela imigração, quando você chega na Nova Zelândia. A duração do visto é de até 3 meses, contados da sua data de chegada.
Chegando na Nova Zelândia como turista é obrigatório que você apresente passaporte válido, passagem aérea de volta com data de até 3 meses, comprovar dinheiro suficiente em especie, travel cheque ou cartão de credito, no valor mínimo NZ$ 1000,00 por pessoa e por mês.
Com esse visto você poderá viajar pelo pais e se quiser poderá estudar por um período máximo de 3 meses, contados da data que você chegar na Nova Zelândia.
É PROIBIDO trabalhar com visto de turista, sob pena de ser deportado imediatamente do pais.
Depois que entrar na Nova Zelândia e por algum motivo resolver estender a sua estádia no país, você pode trocar seu visto (como nós trocamos o nosso – veja aqui) ou solicitar a prorrogação do visto de turista por até 2 vezes totalizando 9 meses. Se esse for o caso, basta entrar no site da imigração e seguir os passos.
Outra informação bacana sobre isso, é que caso você opte em renovar ou trocar seu visto, nunca permita que o seu visto atual vença, ou seja, não fique ILEGAL no país. O seu visto precisa estar válido para que a imigração possa avaliar o seu caso e conceder o seu novo visto.
Caso você aplique para um novo visto ou renovação faltando pouco tempo para vence-lo, a imigração irá te dar um novo visto chamado interin para que você não fique ilegal no país e aguarde a decisão deles sobre a sua solicitação.
Informação importante:
A imigração tem o direito de negar o seu visto na sua chegada e você terá que voltar no próximo vôo para o Brasil. Eles podem fazer isso se desconfiarem que a sua real intenção seja diferente do que o visto de turista lhe permite ou se estiver faltando algum documento quando solicitarem.
A imigração poderá também te dar o visto restrito e com esse visto você poderá entrar no país mas não poderá prorrogar ou trocar seu visto de turista. Nesse caso a única opção será sair do pais na sua data prevista de volta.
Dica To indo Viajar
Além dos documentos necessários, recomendamos trazer:
Roteiro da sua viagem;
Comprovante de seguro viagem – Clique aqui que podemos te ajudar;
Comprovação de reserva da onde irá se hospedar – Faça por aqui;
Carta de amigo ou família (caso esse seja o caso);
Comprovantes de vinculo com o Brasil (ex. carta do local que trabalha ou estuda, comprovante que tem casa ou carro em seu nome);
Comprovante de pagamento do curso e da matricula (se caso vai estudar por menos de 3 meses – Se for estudar mais tempo você deverá solicitar o visto de estudante – veja mais abaixo);
Se deseja estudar na Nova Zelândia por menos de 3 meses, não é necessário visto de estudante ou solicitar o visto antes de sair do Brasil. Seu visto será dado na sua chegada ao país, conforme falamos no visto de turista.
Já se deseja estudar na Nova Zelândia por um período maior de 3 meses é necessário solicitar o visto de estudante antes da sua chegada no país. Programa-se e solicite seu visto de estudante com no mínimo 60 dias de antecedência da sua viagem.
Para solicitar o visto de estudante será necessário alguns documentos e preenchimento de formulários que deverão ser enviados para a imigração. O envio é online. Veja a lista abaixo:
Estudos entre 3 e 6 meses:
- Rascunho do formulário de Estudos Nova Zelândia;
- Preencher o INZ1226;
- Cópia colorida do passaporte com validade mínima de 3 meses após o término do curso.
- Evidências de qualificação educacional (se possuir);
- Cópia da Certidão de Nascimento;
- Carta de intenção em inglês (descrevendo e detalhando suas intenções, a curto e longo prazo, de estudo na Nova Zelândia);
- Carta de oferta de vaga/matricula da escola/universidade;
- Documentos e recibos que comprovem o pagamento do curso (invoice da escola);
- Comprovante de Seguro Viagem.
- Comprovante de que possui acomodação na Nova Zelândia;
- Cópia do RG;
- 2 fotos recentes (3×4 que serão anexadas no formulário);
- Cópia de passagem aérea com data de ida e volta, se tiver;
- Comprovantes de vínculos com o Brasil (ex. carta do local que trabalha ou estuda, comprovante que tem casa ou carro em seu nome);
- Pagar a taxa de aplicação no valor de NZ$ 270,00, via cartão de credito internacional;
Comprovação financeira
- Comprovação financeira em especie, travel cheque ou cartão de credito a quantia de NZ$ 1250,00 por mês e por pessoa, durante o curso;
- Cópia do último Imposto de Renda pessoa física com recibo de entrega;
- Extratos Bancários da conta corrente referentes aos 6 últimos meses;
- Extratos dos últimos 6 meses de investimentos e aplicações;
- Extratos dos últimos 6 meses de cartões de crédito;
Caso uma terceira pessoa esteja custeando a viagem
- Formulário de Apoio Financeiro INZ1014;
- Cópia do RG (ou CNH) do Responsável Financeiro;
- Cópia do último Imposto de Renda pessoa física com recibo de entrega;
- Extratos Bancários da conta corrente referentes aos 6 últimos meses;
- Extratos dos últimos 6 meses de investimentos e aplicações;
- Extratos dos últimos 6 meses de cartões de crédito;
Estudos acima de 6 meses:
- Exame médico e Raio-X de Tórax (realizado por um médico credenciado). E acima de 12 meses também deverá fazer exames médicos gerais. E esses exames só podem ser feitos em médicos autorizados pela imigração. Clique aqui e veja a lista de médicos credenciados;
Se estudante
- Comprovante escolar: declaração da escola ou 03 últimos comprovantes de pagamento.
Para maiores
- Atestado de antecedente criminal Federal;
Para menores
- Autorização para viagem;
- Autorização para trabalho (se aplicável);
Se empregador
- Cópia do Contrato social;
- Cópia do CNPJ;
- 3 últimos pró-labores e/ou DECORE;
Se empregado
- Cópia dos 3 últimos contra-cheques;
- Cópia da carteira profissional;
- Carta de férias com os dados da empresa;
Trabalhar enquanto estuda
É possivel trabalhar 20h semanais enquanto você estuda Nova Zelândia. Para isso é necessário obter o visto de estudante e matricular-se em escolas categoria 1. O curso deverá ser de no mínimo de 20 horas de estudo por semana e duração mínima de 14 semanas.
Para estudantes com curso superior a 12 meses, será possível trabalhar em período integral (40h semanais) durante as férias do curso.
Caso opte em estudar em escolas de categoria 2, você pode trabalhar até 20 horas por semana, desde que o seu curso seja de no mínimo 6 meses e você comprove nota 5 no IELTS.
Dica To indo Viajar
Achamos muito importante sempre olhar o site da imigração para ver informações oficiais e atualizadas.
Achamos legal também fechar seu curso com uma agencia de intercambio – clique aqui e veja como nós podemos te ajudar.
Não caia na besteira de fazer tudo sozinho pois muitas vezes o barato sai caro e a diferença de fazer sozinho ou com uma agência é suporte. Sozinho sem suporte e agência com suporte sem gastar nenhum centavo a mais. Sem falar que com a agência você pode conseguir preços mais baixos do que fechando direto na escola e ainda tem o respaldo da agência, caso precise.
Evite trabalho e dor de cabeça desnecessária. E se preferir, ainda pode procurar um immigration adviser para consulta e aplicação do visto.
Existem alguns tipos de visto de trabalho na Nova Zelândia. E o melhor lugar para conferir qual se encaixa mais no seu caso é o site da imigração. Clique e veja todo os tipos.
A Nova Zelândia precisa de estrangeiros para trabalhar em algumas áreas onde não há quantidade de profissionais suficiente para manter o país andando e crescendo. Você consegue ver a lista das profissões em demanda (Skill shortage) no site da imigração.
Isso quer dizer que brasileiros podem trabalhar na Nova Zelândia desde que consigam uma vaga (sponsor ou oferta de trabalho) e sejam autorizados pela Imigração (conforme foi o nosso caso). Tem um post aqui no blog, que contamos como foi a nossa aplicação do nosso visto (Work Visa e Partner) e listamos todos os documentos que enviamos para aplicação – clique e veja.
O salário mínimo da Nova Zelândia é NZ$ 15,25 por hora. Para conferir novidades e informações atualizadas clique aqui
Dica To indo Viajar
Diferente dos Estados Unidos, a Nova Zelândia não tolera imigrantes que trabalhem de forma ilegal aqui. Isso é proibido e em caso de ser pego, pode resultar a prisão e deportação imediata do país. Então, faça as coisas de forma legal, pois a Nova Zelândia tem várias formas de conseguir visto de trabalho. Pesquise no site da imigração qual se encaixa melhor no seu caso.
Outra dica é que além das profissões em demanda, muitas pessoas conseguem visto em restaurantes, hotéis, empresas de cleaner, mercados e etc. Algumas cidades como Queenstown e Christchurch há chances maiores de conseguir um empregador que aplique o seu visto para vagas de cleaning, housekeeper, kitchen hand, barista, entre outros.
Independente do seu visto, se a sua intenção é conseguir um visto de trabalho que se encaixa nas profissões citadas acima, aconselhamos a não ficar em Auckland pois devido a quantidade de pessoas morando lá, a imigração dificilmente ira aceitar o seu pedido de visto de trabalho para essas funções. Falamos um pouco mais sobre isso nesse post.
Esse visto é para você que tem um parceiro que possui o work visa (visto de trabalho) por mais de 6 meses.
Parceiro nesse caso pode ser qualquer pessoa (do mesmo sexo ou diferente) que você tenha uma relação genuína e estável. Nesse caso não precisa ser casado no papel.
A pessoa que aplica para o visto de parceiro, pode trabalhar em qualquer emprego da Nova Zelândia independente da área ou cidade. E pode estudar por até 3 meses.
O tempo do visto será o mesmo do parceiro.
Dica To indo Viajar
Esse é o meu visto (Fernanda escrevendo). E quando fui fazer a aplicação, enviei algumas coisas para provar para a imigração que tenho um relacionamento estável com o Léo. Coloquei todas as dicas e como foi a aplicação nesse post.
A imigração da Nova Zelândia disponibiliza, uma vez por ano, 300 vagas para brasileiros para poder viajar, estudar e trabalhar no período de 1 ano.
Normalmente a liberação dessas vagas acontecem no final de Agosto ou começo de Setembro de todo ano. Clique aqui e confirme a data e horário desse ano.
Para concorrer a uma vaga, você precisa estar dentro dos critérios exigidos pela imigração. Que são eles:
- Ter entre 18 á 30 anos;
- Passaporte válido;
- Comprovar no mínimo NZ$ 4200,00 para 1 ano de visto;
- Seguro médico durante toda a sua estadia;
- Ter passagem aérea comprada ou comprovar fundos para comprar;
- Estar em boas condições de saúde (Se conseguir a vaga, terá que fazer Raio X e exames médicos gerais por medicos credenciados pela Nova Zelândia – Veja a lista aqui)
- Não levar parceiros ou filhos, já que esse tipo de visto não permite isso. Essa opção você poderá se eles tiverem um visto adequado, independente do seu.
O valor do visto é em torno de NZ$ 208,00 e é pago no momento da aplicação.
Outra informação importante é que com o Working Holiday Visa você poderá trabalhar por período integral (40 horas semanais), mas deverá trocar de trabalho/empregador a cada 3 meses.
Se você preenche os requisitos acima, então você pode tentar uma vaga, basta entrar no site da imigração, se cadastrar e preencher o formulário (o mais rápido possível) no momento em que abrir as inscrições.
Se caso você conseguiu a vaga, você terá que efetuar o pagamento e fazer todos os exames solicitados e enviar para a imigração no prazo máximo de 20 dias. Você poderá vir para a Nova Zelândia até 1 ano da data que você conseguiu esse visto. E caso tenha conseguido o visto, você não poderá tentar novamente.
Dica To indo Viajar
Faça o cadastro no site da imigração com antecedência e esteja logado alguns minutos antes do horário de abertura das vagas.
Tenha em mãos seus documentos, passaporte e cartão de crédito. Se possível deixe anotado já todos os documentos no bloco de anotações, e depois basta copiar e colar.
Responda somente as questões que forem obrigatória. Normalmente eles estão acompanhadas de um asterisco (*).
Nesse dia o número de acessos ao site da imigração é muito alto. Isso faz com que caia a conexão ou o site fique bem lento. A nossa dica é: NÃO DESISTA enquanto não aparecer a mensagem de que todas as vagas já foram preenchidas.
Em 2015 eu (Fernanda) tentei aplicar o Work Holiday Visa e demorou mais de 2 horas para aparecer a mensagem de que não tinha mais vagas, então insista e não desista.
Tenha o cartão de credito internacional em mãos e tem que ser das bandeiras visa ou mastercard.
Leia mais dicas sobre esse visto aqui.
É isso galera! Se você gostou desse artigo sobre vistos para Nova Zelândia e ele te ajudou de alguma forma, deixe o seu CURTIR, comentário e se possível compartilhe para ajudar o blog a divulgar essas informações.
*Essa página contém informação que faz parte da Política de Monetização do blog. Trata-se de parceiros e serviços dos quais nós já usamos e/ou contratamos e por gostar e ter tido uma BOA experiência queremos recomendar para vocês. Adquirindo algum serviço com eles, nós ganhamos bônus ou comissão pela indicação. Você NÃO PAGA TAXAS extras, NÃO SAI MAIS CARO, é SEGURO e de quebra AJUDA O BLOG. Clique aqui e entenda mais.
Para mais informações, acompanhe a gente em todas as nossas redes sociais
Snapchat – Instagram – Facebook – Youtube
Muito explicativo! Obrigada! 🙂
😉
Muito bem explicado todos os pontos. Parabens!
Depois da aplicacao online, quanto tempo levou para voces receberem a confimacao de que o visto tinha sido aprovado?
No site diz em torno de 21 dias, mas costuma ser mais rapido?
Obrigado pelas informacoes.
Que bom que gostou. Sobre o tempo, Foi mais ou menos esse prazo mesmo.
Good Luck 🙂
Olá, gostaria de tirar um dúvida q meses não consigo. Se alguém tiver esse informação e puder ajudar, agradeço demais. ” É possível ir pra NZ com visto de turista e já estando lá conseguir algum emprego e posteriormente conseguir o para trabalhar?Grato!
Olaa! Sim, mas vc so pode trabalhar com visto de trabalho! Trabalhar ilegal é proibido e aqui as coisas funcionam na legalidade. SObre conseguir visto de trabalho é possivel sim. Nos conseguimos isso. E contamos mais aqui: http://toindoviajar.com.br/comece-aqui-dicas-nova-zelandia/
Olá Fernanda,
Muito Obrigado pelo post, ajudou muito!
Estou com uma dúvida e talvez você possa me ajudar.
Estou pensando em me aplicar para o doutorado pleno na universidade de otago no final deste ano, para começar ano que vem. Estou em um relacionamento sério há 4 anos com minha namorada, porém não moramos juntos. Nossa ideia era nos casarmos no fim de 2017, para que ele pudesse ir me encontrar em dunedin no meio de 2018, quando ela forma aqui no Brasil (eu já estaria há alguns meses na Novas Zelandia, pois iria no começo de 2018). Porém, no site da imigração fala que precisaríamos estar morando juntos antes de pedir os visto. Isto é essencial? É impossível conseguir o visto sem esta condição?
Olaa! que boom!
Se vcs forem casados ok. Mas a imigração fala q precisam estar morando juntos por pelo menos 6 meses.
Te aconselho a conversar com uma immigration adviser. Ela com certeza poderá te dar mais informações: http://toindoviajar.com.br/immigration-adviser-nova-zelandia/
Olá queridos!! Adoro seus vídeos, mas agora me surgiu uma dúvida, o cartão internacional vai ser solicitado no momento da inscrição ou posteriormente em alguma parte do processo?
Olaa! Nao entendi. Que cartao internacional? Seria o visto?
eu e meus dois filhos, 11 e 16 anos temos cidadania e passaporte alemão, como fica o visto?
Olaa! Voce precisa consultar o site da imigração da Nova Zelandia 🙂
Olá. Como você conseguiu enviar o Raio X? Foi pelo correio ou enviou pelo sistema ?
Oiii, nos fizemos por aqui
Olá, tudo bem? Eu estou na NZ faz 6 meses com o visto de visitor, eu não conseguir o visto Work visa, então estou vou tentar prorrogar o visto de visitante para completar 9 meses. Só que, eu estou em dúvida se, eu ficar os 9 meses eu posso voltar com quantos meses? Quero tentar o Work visa para ano de 2018.. você saberia me responder essa dúvida? Agradeço:)
Oii Flor, esse tipo de dúvida o ideal é você falar com um immigration advisor ou direto na imigração.
bjs e boa sorte
Olá! Estou indo por 1 mês para Auckland. Minha viagem está sendo patrocinada por uma amiga, cidadã da NZ. Já tenho a carta convite, um formulário de sponsor (onde tem os dados pessoais dela, e a informação de que a será responsável pelos 1000,00 NZD e demais despesas), passagem de ida e volta, seguro viagem. Minha dúvida é: Com isso tudo, seria prudente eu levar os 1000 NZD? Minha amiga é quem será responsável por minha estadia no país. Aí estou em dúvida. Obrigada!