Como tirar a carteira de motorista na Nova Zelândia

Conforme prometido, no video de hoje o Léo contou como ele fez para tirar a carteira de motorista na Nova Zelândia, a Full driver license.

Para quem já tem a carteira de motorista no Brasil, que é o nosso caso, o processo é mais simples. Assista o video e confira:

 

Carteira de motorista na Nova Zelândia

 

Clique aqui e assista pelo youtube e deixe o seu CURTIR pra gente ficar feliz 🙂

Informações Adicionais 

Antes de vir para a Nova Zelândia você tem a opção de vir com a carteira internacional emitida pelo Detran e segundo uma leitora você não ira pagar menos que R$ 250,00.

Ou se preferir você poderá vir para a Nova Zelândia (conforme o nosso caso) e assim que você chegar é recomendado procurar por um tradutor juramentado (existem vários em todas as cidades da NZ) para traduzir a sua habilitação e assim você poder dirigir por 1 ano com a sua carteira de motorista do Brasil.

E só depois de um ano você terá que fazer a conversão da carteira de motorista que você tem no Brasil para a Nova Zelândia (todo o processo que contamos no video). Ou caso queira comprar um carro financiado terá que fazer o processo do video, conforme mencionamos também nesse post: Carros na Nova Zelândia.

carteira de motorista nova zelandia habilitação full driver license

Curiosidades:

1. No teste prático não é necessário fazer baliza, ou teste em subida ou coisas do gênero como é no Brasil. O percurso é bem tranquilo e com duração máxima de 30 minutos.

2. Outra informação interessante é que no teste prático você tem que ir com o seu carro ou de outra pessoa, desde que ele esteja com todos os documentos em dia. Inclusive pneus e luzes do carro são avaliados antes do teste.

3. A conversão da carteira de motorista será igual a carteira que você tinha no Brasil.

4. Se você tem a carteira categoria B no Brasil você pode dirigir moto de baixa cilindrada. Por exemplo: a Scotter. Mas se quiser dirigir outros tipos de moto, terá que tirar ou converter a carteira de moto daqui.

 

Dicas úteis:

1. O link que o Léo estudou o Quiz para tirar a carteira de motorista na Nova Zelândia, foi pelo próprio site do AA, uma das agência licenciadas da Nova Zelândia – clique e veja
As outras agências licenciadas, que conhecemos, são:
Vehicle Testing New Zealand (VTNZ)
Vehicle Inspection New Zealand (VINZ)

2. Achamos esse canal no youtube que mostra um pouco, em videos, como é o teste prático. Nós usamos para esclarecer algumas dúvidas que o Léo tinha quando ele foi fazer o teste.

3. Outra dica legal é estudar e entender direitinho como funciona as rotatórias daqui da Nova Zelândia. Já que aqui tem um monte e com certeza você passará por alguma no teste prático.

4. Quando o Léo terminou o teste prático, a mulher que estava avaliando ele, avisou que quando ele for entrar em alguma rua ou mudar de faixa, é para, SEMPRE, olhar nos 3 espelhos retrovisores e se possível dar uma sútil olhadinha pra trás.

Então #Fikaasdicas

Valores:

Traduzir carteira de motorista na Nova Zelândia: NZD 50,00
Taxa de conversão de carteira: NZD 160,00 (Confira nesse site a tabela atualizada de preços)

 

 

E para quem não tem carteira de motorista do Brasil?

O processo é um pouco mais complicado e demora no mínimo 1 ano para ser concluído.

Primeiro você terá que ir a alguma agencia licenciada e levar seus documentos, preencher o formulário, fazer teste de visão, pagar as taxas e fazer o teste teórico (igual contamos no video acima). Depois que foi aprovado no teste teórico você pode dirigir por 6 meses ou no máximo 5 anos para aprender e praticar. Nessa fase você só pode dirigir com uma pessoa que tenha a carteira de motorista da Nova Zelândia do seu lado e com uma placa L (learner) nos vidros da frente e trás do carro.

carteira de motorista na nova zelandia drive license full habilitação 1 carteira de motorista na nova zelandia drive license full habilitação 2

O segundo passo é fazer o teste prático para conseguir a carteira restricted. Igual no Brasil, você também pode tentar quantas vezes for necessário até passar, lembrando, claro, que todas as tentativas serão pagas.

Depois que passar no teste prático, você vai ter a carteira restrita que é válida por 5 anos. Dentre as restrições dessa carteira é que você só poderá dirigir sozinho entre as 5:00 AM e 10:00 PM. Fora desse horário somente poderá dirigir com uma pessoa habilitada do lado.

Por fim, se você tem menos de 25 anos você precisa ficar por 18 meses com a carteira restrita e se você tem 25 anos ou mais será necessário ficar por 6 meses com a restrita e então fazer um outro teste prático. Depois de aprovado você vai ganhar a cateira de motorista full e termina todo o processo.
Outra diferença desse processo comparando com o Brasil é que pessoas a partir dos 16 anos já pode tirar a carteira de motorista na Nova Zelândia.
Todas as informações desse post foram baseada na nossa experiência e pelo site  NZ Transport Agency. Acesse o site e veja mais informações.

Bom, é isso!  Se você gostou desse post e achou que foi útil para você… Curta, comente e compartilhe e assim ajude a gente a divulgar essa informação e ajudar outras pessoas 🙂

 

to indo viajar veja tambem

 

 

 

Saiba mais: Acompanhe a gente em todas as nossas redes sociais!

redes sociais to indo viajar

Snapchat – Instagram  –  Facebook  – Youtube

2 comentários em “Como tirar a carteira de motorista na Nova Zelândia

  • 24 de Fevereiro de 2017 em 11:13
    Permalink

    Otimas dicas! Com certeza ajudarão muito. Só faltou mencionar o formulário que tem que preencher e levar no AA com os documentos.

    Resposta
    • 7 de Março de 2017 em 14:42
      Permalink

      Oiii… Sobre o formulario é o de estrangeiros (só tem ele) E sobre os documentos nos contamos tudo no video… bjs

      Resposta

Curtiu, tem dúvidas ou sugestões? Ficaremos felizes com o seu comentário: